Minicurso 11

Minicurso 11

MATERIAIS PARA MANUFATURA ADITIVA

A Indústria 4.0 vem sendo apontada por diversos líderes como uma nova revolução industrial, sendo baseada na integração de processos de produção inteligentes e tecnologias avançadas de informação. A Manufatura Aditiva (MA) ou impressão 3D é uma ferramenta importante para sua implementação. Ela permite aumentar a flexibilidade, a sustentabilidade e a automação para promover essa integração. Processos de MA constroem peças camada por camada e podem usar diferentes sistemas de aquecimento (laser, aquecimento resistivo, feixe de elétrons, etc.) e diferentes matérias-primas (pó, fios, filamentos, laminados, líquidos, etc.). Há um crescente interesse no desenvolvimento de novos materiais para serem utilizados ??nesses processos bem como a melhoria dos materiais já existentes a fim de expandir a faixa de aplicação da MA. As peculiaridades desses processos tornam necessário o uso de materiais com características bastante específicas visando fabricar produtos com propriedades superiores para aplicações de alto desempenho. O presente minicurso tem como objetivo fornecer conceitos fundamentais sobre os processos de MA e os materiais utilizados. Será discutido a importância da MA, sua aplicação e principais mercados, serão apresentados os principais processos e materiais utilizados e serão discutidos alguns fundamentos da ciência e engenharia de materiais que podem ser aplicados para desenvolver novos materiais para esse processo.




MINISTRANTES

Lidiane Costa possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado(2007) e doutorado (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPG- CEM da Universidade Federal de São Carlos . (Fonte: Currículo Lattes)







Piter Gargarella é Engenheiro de materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em ciência e engenharia de Materiais pelo programa de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar (conceito 7 CAPES) e Doktor-Ingenieur pela Technische Universität Dresden (Alemanha). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. Possui conhecimentos nas áreas de metalurgia e cerâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: solidificação rápida, materiais metálicos amorfos e quasicristalinos, processamento de metais utilizando laser, manufatura aditiva de metais, propriedades mecânicas de ligas vítreas e seus compósitos e ligas biocompatíveis a base de Ti e Mg. (Fonte: Currículo Lattes)