Palestra 5

Palestra 5

MÚSCULOS ARTIFICIAIS E SENSORES DE DEFORMAÇÃO BASEADOS EM POLÍMEROS ELETROATIVOS


Nos últimos anos a demanda por atuadores mecânicos leves tem aumentado, com movimento suaves e capacidade de miniaturização, para aplicação tanto em robótica (nos chamados "robôs moles" ou "soft robots") quanto na área biomédica. Estes atuadores têm sido chamados de músculos artificiais devido à sua semelhança com os músculos biológicos, tanto em termos de seus mecanismos de deformação quanto devido à suavidade de atuação.
Polímeros eletroativos são materiais que respondem a um campo elétrico com uma deformação mecânica, razão pela qual estes materiais são ótimos candidatos para serem utilizados como músculos artificiais e sensores de deformação. Nesta palestra serão abordados temas como biomimetismo, vantagens e limitações de músculos artificiais baseados em polímeros eletroativos, mecanismos de deformação, técnicas de caracterização e possíveis aplicações de dispositivos feitos destes materiais.




MINISTRANTE
Carlos Henrique Scuracchio possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1995), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1998), doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e doutorado em Doutorado Sanduíche - University of Akron (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Reologia e Processamento de Polímeros. (Fonte: Currículo Lattes)